top of page
Caravaggio_-_The_Incredulity_of_Saint_Thomas.jpg

O que é o abuso espiritual?

​O abuso espiritual pode ocorrer nos mais diferentes contextos religiosos: igrejas, comunidades de fé, dioceses, paróquias, institutos, associações, congregações, movimentos, ordens religiosas, células religiosas, grupos de oração etc.​

​​​

Suas causas estão associadas ao sectarismo, ao fundamentalismo, ao fanatismo, ao narcisismo religioso, ao clericalismo e a outros "ismos" que provocam divisão, abrindo profundas feridas em suas vítimas.

​​

Para identificar e combater o abuso espiritual, precisamos crescer em discernimento, desenvolver uma espiritualidade saudável e criar uma verdadeira cultura do cuidado e do encontro.​

Ao longo da minha trajetória como educador, pesquisador, escritor e analista junguiano, estudo a dimensão espiritual da existência, tanto em seus aspectos luminosos quanto em suas facetas sombrias.

Você pode saber mais sobre este assunto no site Cristologia do encontro.

Leve palestras
para a sua comunidade de fé, paróquia, ordem religiosa, movimento ou igreja.

Atuação na área

Há mais de 30 anos, Prof. Gabriel Perissé dá palestras e conferências em centenas de cidades brasileiras sobre temas voltados para a formação humana e cristã, alcançando milhares de pessoas.

​Suas palestras têm ajudado educadores, formadores e catequistas, seminaristas, presbíteros, irmãs e irmãos religiosos e cristãos leigos e leigas a refletirem de um modo original e motivador sobre a dimensão filosófica, teológica e espiritual da vida humana.

Confira alguns materiais da mídia:

Manifestação do trauma religioso

No caso do trauma religioso, a dor se manifesta de formas muito particulares.

Além das sequelas habituais, como: ansiedade intensa, pensamentos intrusivos, pesadelos, irritabilidade, tristeza profunda e sentimentos negativos sobre si mesmo e o mundo.

 

Observamos também sintomas causados pela experiência: dificuldade para se conectar espiritualmente, culpa excessiva, desânimo existencial, escrúpulos morais, medo religioso e desconfiança interpessoal.

© 2025 Gabriel Perissé com Wix.com

  • TikTok
  • Youtube
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • telegram
bottom of page